dicas-trabalhar-identidade-visual

dicas-trabalhar-identidade-visual

Qual a cor da Coca-cola? Qual a forma da logo da Apple? Qual a imagem que vem a sua cabeça quando falamos em Facebook? Muito provavelmente você respondeu: vermelha, maçã e um F branco em um fundo azul, certo? Ou seja, você já compreendeu, intuitivamente, a importância de uma identidade visual da empresa criar identificação imediata.

Atualmente, em especial com a popularização exponencial da internet aliada ao desenvolvimento tecnológico, somos muito expostos a todo tipo de marca, continuamente.

Seja nas pesquisas no Google, seja nos Ad-displays de sites, seja nas redes sociais, estamos o tempo todo em contato com imagens de empresas querendo nossa atenção. Então, como destacar sua marca nesse mercado tão acirrado?

Com tudo isso em mente, vejamos, na continuação do post, algumas dicas para trabalhar a identidade visual da empresa e alcançar o reconhecimento do público-alvo!

O que é identidade visual?

A marca é toda e qualquer representação que referencie a empresa, inclusive o próprio nome dela e sua representação gráfica, que fazem parte da identidade visual, ou seja, o conjunto de cores, formas e imagens que a compõem.

Por sua vez, a construção de uma marca é feita pelo Branding, que são as práticas efetuadas para torná-la conhecida.

Como trabalhar a identidade visual de uma empresa?

1. Design Inteligente?

O desenvolvimento de toda e qualquer identidade visual requer um conhecimento profundo e profissional sobre diversos aspectos.

Chamamos isso de design inteligente, ou seja, utilizar todos os dados possíveis para criar um visual que seja ao mesmo tempo, bonito, elegante, contenha informação e gere conectividade.

Um design inteligente utiliza poucos, mas significativos detalhes, cada um deles com um propósito bem delineado.

Entre essas escolhas estão: esquema de cores, tipografia, posicionamento e autenticidade, para citar algumas das preocupações que qualquer designer terá ao criar uma identidade visual de qualidade.

2. Psicologia das cores

O uso das cores requer especial atenção, visto que os significados delas são muito profundos, pois se ligam diretamente ao emocional do público.

A chamada psicologia das cores demonstra quais sentimentos cada cor evoca. Assim, em uma identidade visual, é preciso pensar em quais serão as cores utilizadas considerando não apenas o aspecto estético, mas também o psicológico.

Todas as cores podem provocar emoções em diferentes níveis, dos saudáveis aos nocivos. Escolher a combinação certa transparece, desde o primeiro momento, qual a intenção da sua marca e como o público poderá reagir e se relacionar com ela.

3. Criatividade nas escolhas

Uma boa identidade visual é criativa, trazendo elementos interessantes que, combinados, despertam o interesse e aguçam a curiosidade do público. Aqui, é importante entender que há uma diferença grande entre originalidade e autenticidade.

Em um mundo hiperconectado e com tanta produção, o critério de originalidade é complexo e, muitas vezes, impossível. Assim, buscar pela autenticidade na construção da identidade visual da empresa é muito mais concreto e prático.

4. Proporções e simetrias

Um dos critérios de beleza na psicologia humana são as proporções e simetrias. O uso das proporções áureas, terços ou fibonacci são elegantes e trazem equilíbrio para uma identidade visual.

Na técnica artística, as simetrias bilaterais, por exemplo, podem criar zonas mortas e desinteressantes nas figuras, enquanto simetrias radiais ou perfeitas podem passar a sensação de equilíbrio. Além disso, as assimetrias podem também ser muito interessantes.

O trabalho de criação de uma identidade visual da empresa é muito importante e deve ser feito por profissionais qualificados e experientes. Afinal, é a primeira impressão do seu negócio, e sabemos o quão importante é a primeira impressão!

Gostou desse artigo? Então não perca nenhum outro, acompanhe-nos no Facebook e LinkedIn!

The post 4 dicas para trabalhar a identidade visual da empresa no digital appeared first on Blog | BZ Propaganda & Marketing.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *