Quando falamos de refrigerante, qual o primeiro nome que vem a sua cabeça? Há uma grande chance de a resposta ter sido Coca-Cola, uma das maiores empresas do mundo e possivelmente o maior caso de sucesso em gestão de marcas de todos os tempos.

A marca Coca-Cola não é apenas o produto, o logo, as cores, a identidade visual ou mesmo a empresa. Ela se compõe disso e de toda a percepção que os consumidores têm dela. Quer dizer, a marca é a forma como os potenciais clientes identificam e se conectam com o produto, a imagem pública da empresa e todos os signos que a remetem diretamente.

A gestão de marca é, portanto, a série de ações que visa criar, crescer e consolidar a imagem da empresa no mercado, tudo que envolve tornar a marca mais reconhecida e desejada pelo público-alvo.

Se você não se preocupa com a sua gestão de marca, sua concorrência o faz e logo ela será mais presente na mente do público. Por isso, descubra, na continuação de nosso artigo, 5 razões para você passar a considerar à sério sua gestão de marca!

1. Diferencia da concorrência

Uma gestão de marca eficiente cria uma identidade, uma forma como a empresa é vista e entendida por seus consumidores e público-alvo. Isso a diferencia da concorrência, tornando-a singular e única aos olhos dos clientes. Em um mercado cada vez mais competitivo, gerar essa identificação é essencial para o sucesso dos negócios.

Afinal, ao se diferenciar dos concorrentes, a marca delimita seu espaço na mente e coração do público e consegue se destacar. Isso faz com ela esteja à frente das demais empresas e tenha maiores chances de crescimento. Investir na gestão de marca, portanto, ajuda a tornar seu negócio maior e mais conhecido perante o consumidor.

2. Amplia a credibilidade da empresa

Uma marca sólida e bem estruturada por uma gestão de marca eficaz se torna uma referência no seu segmento de mercado, o que promove, igualmente, a maior credibilidade da empresa. Afinal, uma marca forte e reconhecida passa a impressão de estabilidade, responsabilidade empresarial e social e confiança ao consumidor.

Quanto melhor for a gestão de marca da sua empresa, maior será o nível de credibilidade que ela terá no mercado diante do público e, por conta disso, mais será respeitada e consumida.

Grandes marcas, como a Apple, trabalham muito bem a ideia de solidez, demonstrando que continuam estáveis e operantes, mesmo diante de crises financeiras ou políticas.

3. Promove maior identificação do público

Como já dissemos, a marca é tanto tudo o que compõe a imagem da empresa quanto a percepção que o público tem dela.

Assim, uma gestão de marca profissional alinha a imagem com a percepção dos consumidores, ao criar e aprofundar pontos de identificação com o público-alvo. Essa ligação torna a relação entre marca e cliente mais próxima, engajada e fidelizada.

Para isso, a marca deve se preocupar com a forma como é vista e entendida pelos seus clientes, inclusive quais valores está transmitindo a eles. A identificação ocorre em nível emocional e costuma ser um dos principais pontos que influencia no processo de decisão de compras.

4. Melhora a comunicação interna da empresa

O fortalecimento da marca pelo branding não só consolida a forma como os clientes veem a empresa, mas também pode ser utilizada como forma de endomarketing e engajamento da equipe interna.

Colaboradores que acreditam na marca são mais produtivos, proativos e empenhados em suas funções. Logo, o trabalho da gestão de marca não é apenas externo, mas também interno na empresa.

Em suma, a gestão de marca é imperativa dentro do mercado acirrado que vivemos. Empresas que não se preocupam com isso tendem a ficar para trás e podem enfrentar graves problemas, inclusive fechamento.

Mas ainda é possível melhorar nisso. Veja como em nosso artigo “Rebranding: saiba como fazer um reposicionamento de marca perfeito!

The post 4 razões para se preocupar mais com a gestão de marca appeared first on Blog | BZ Propaganda & Marketing.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *