Tendencias Marketing e Vendas

Tendencias Marketing e Vendas

A chegada de 2019 trará muitas novidades no mundo do marketing digital e novas tendências de mercado. Acompanhá-las e até mesmo estar à frente delas é mais que seguir um modismo, é uma forma de se manter atual e dentro do acirrado e competitivo ambiente mercadológico.

Em grande medida, as novas tendências de marketing e vendas acompanham as inovações tecnológicas e o desenvolvimento digital. Novos critérios de algoritmos das redes sociais, ampliação do acesso à internet, aumento da velocidade de dados, expansão da Internet das Coisas e do Uso de realidade virtual e aumentada são alguns exemplos de inovações tecnológicas que determinam a vanguarda do mercado.

Melhor não deixar sua empresa de fora das inovações! Confira, na continuidade deste artigo, as principais tendências de mercados para o marketing e vendas!

Maior força do conteúdo

A tendência que mais cresceu nos últimos 5 anos continua em voga. A produção de conteúdo é uma das estratégias mais fortes do marketing digital e tem se preparado para enfrentar novos desafios em 2019.

Isso porque, como fez nos últimos anos, terá que se readaptar a novas formas de aprimoramento do SEO, ranqueamento e demais critérios dos algoritmos do Google, Facebook, Youtube e outros sites e redes sociais.

A revolução do SEO vem por uma série de medidas que estão sendo pesquisadas e adotadas por essas empresas na forma de identificação e personalização do algoritmo de buscas, com o intuito de tornar a experiência do usuário cada vez mais única e direcionada.

Assim, o uso de palavra-chave, por exemplo, perde um pouco de espaço para a intenção da busca. O linking building passa a ter uma expressividade maior dentro do sistema de Topic Clusters, e a inovação e criatividade do conteúdo tornam-se imprescindíveis para destaque, isso para citar algumas das grandes mudanças.

Foco no conteúdo em vídeo

Além do conteúdo escrito ou informacional, um dos maiores focos é o crescente consumo de vídeos pelos usuários. O aumento dos vídeos, especialmente nas redes sociais, tem sido exponencial e atingirá um público ainda maior em 2019.

 

Deve-se isso ao aumento da velocidade de dados, melhoria das tecnologias de transmissão e também ampliação do serviço de internet de banda larga entre a população.

Redes como o Instagram e Facebook estão investindo pesado em propiciar melhores plataformas para videos, enquanto o YouTube, que reina supremo no segmento, continua trazendo novas formas de fornecer mais conteúdo em vídeos de maneira inteligente e que gere interesse.

Além disso, novas micro redes sociais, como Vimeo, Musically e outras são, quase exclusivamente, voltadas para a disseminação audiovisual.

Importância de influenciadores digitais

O Marketing de influência foi o segmento com mais destaque em 2018 e, se espera que tenha o maior crescimento e capacidade de conversão em 2019. Essa estratégia se baseia no uso dos influenciadores digitais para turbinar a conversão em vendas, seja pela parceria ou com brindes.

Influenciadores digitais são pessoas que, por meio das redes sociais, têm um público cativo que acompanha a produção e vida deles. Casos famosos são dos Youtubers Jout Jout e Hugo Gloss ou mesmo artistas famosos, como Anitta e outros que fazem de suas redes uma plataforma de contato com fãs e seguidores.

Aproximação da marca ao cliente

As marcas também precisarão, em suas estratégias de marketing, intensificar a aproximação com os clientes e tornar a relação mais humanizada e horizontalizada, sem perder o profissionalismo. Hoje em dia, as relações verticalizadas das empresas com os potenciais clientes são uma forma de afastar o público-alvo.

Inclusive, com a expansão da Internet das Coisas essas interações passarão a ser ainda mais intensas, de forma que as marcas precisam preparar suas estratégias de marketing para essa nova tendência e tornar cada vez mais sólida sua presença digital!

Essas são as principais tendências de mercado que chegarão com força em 2019 às quais sua marca precisa ficar atenta, para ter campanhas de marketing que consigam, efetivamente, chegar à conversão de vendas. Para isso, é sempre bom contar com uma agência profissional e experiente.

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